Quem somos

A história da escola, teve início nos anos 90 e mantém desde então a filosofia de ensino baseada numa educação integrada que visa a pessoa como um todo, valorizando todo potencial dos seus alunos.

Dirigida desde a sua fundação por Lycia Brito, pedagoga especializada em administração escolar, a escola é a concretização de um sonho de uma família de educadoras que defendiam uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações cujo objetivo principal é a formação integral do jovem. Em cada dia do nosso trabalho estamos formando o novo homem. Mãe e filhas encontraram na Filosofia Montessoriana os fundamentos teóricos que preconizavam a prática educacional que tanto defendiam.

O slogan ” AJUDE-ME A CRESCER, MAS DEIXE-ME SER EU MESMA.” revela a vocação da escola, voltada para o saber conciliado com a cidadania, formando, assim cidadãos independentes, críticos, preocupados com o bem estar de toda a comunidade.

Diretoria

Minha trajetória na área de Educação vem desde o curso de magistério quando, no período de estágio, descobri o encantamento pela arte de ensinar. Desde então, jamais me afastei desse doce exercício.

Disposta a aprofundar meus conhecimentos, ingressei no curso de pedagogia na Faculdade Olga Meeting formando-me no ano de 1987 tendo minhas filhas, também educadoras, como minhas grandes incentivadoras.

Antes de tornar-se projeto, havia o desejo… Do criar um espaço para crianças, dinâmico, vivo, motivado pela liberdade, respeito e conhecimento. Vi esse desejo transformar-se em alicerce ao ser apresentada a Filosofia Montessoriana.

Surge então a Escola Natureza, em espaço totalmente criado dentro dos princípios montessorianos de educação que vem atravessando o tempo, tornando-se mais crescido, maduro e totalmente reconhecido na área de educação da nossa cidade.

Hoje, 25 anos depois, sinto-me realizada como educadora, empresária e mãe, pois sei que consegui passar para minhas filhas a importância de se acreditar e lutar por um sonho. Fico feliz em partilhar com elas dessa tão encantadora trajetória.

Lycia Brito

O método

O método Montessoriano foi criado pela Dra. Maria Montessori após anos de intensa observação e pesquisa acerca da natureza da criança e na sua necessidade vital que é a de aprender, fazendo.

O método tem por objetivo a educação da vontade e da atenção/concentração, com o qual a criança tem liberdade de escolher o material a ser utilizado, além de proporcionar a cooperação, estando os seus princípios fundamentais baseados no trabalho, no respeito à individualidade e na liberdade. A curiosidade natural e a sede de conhecimento da criança fazem o resto.

Ao defender o respeito as necessidades e aos interesses de cada estudante, de acordo com os estágios de desenvolvimento correspondentes as faixas etárias, Montessori argumentava que seu método não contrariava a natureza humana e, por isso, era mais eficiente que os tradicionais.

O que oferecemos

  • Educação Infantil – na faixa etária de 01 a 05 anos;
  • Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano do Fundamental (segundo a lei dos 09 anos);
  • Período Integral;
  • Aulas extras de Judô, Ballet, Capoeira, Yoga, Ginastica rítmica e Futsal;
  • Inglês,Filosofia, Robótica e Recreação na grade curricular;
  • Profissionais habilitados dentro da metodologia proposta;
  • Atendimento individualizado com acompanhamento psicopedagógico.

Estrutura

A escola hoje possui duas unidades oferecendo os cursos de Educação Infantil ao 5. ano do Ensino Fundamental.

O espaço interno é cuidadosamente preparados para permitir aos alunos movimentos livres, facilitando o desenvolvimento da independência e da iniciativa pessoal. As salas são amplas, arejadas, organizadas e harmoniosas decoradas.

As salas de aula são ambientes de aprendizagem especialmente elaborados com mobiliário e material específico para cada área de estudo.

Os materiais Montessorianos são cientificamente organizados, respeitando sempre o estágio de desenvolvimento da criança, oferecendo oportunidade de contato direto, concreto com o real, a fim de esquematizar conceitos abstratos.

Proposta pedagógica

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Adotamos o método de ensino baseado na linha montessoriana, criado por Maria Montessori. Esse método faz parte da ideia de que a criança é dotada de infinitas potencialidades. Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino.

Maria Montessori

Montessorri

Maria Montessori nasceu na Itália em 1870, na cidade de Chiaravalle. Foi uma pedagoga que renovou o ensino, desenvolvendo um peculiar método que ficou mundialmente conhecido como método Montessori. Este método foi aplicado, inicialmente, nas escolas primárias italianas e depois ganhou o mundo. O método Montessori, dirigido especialmente às crianças do período pré-escolar, é baseado no estímulo da iniciativa e capacidade de resposta da criança, através do uso do material didático especialmente desenhado. O método propõe uma enorme diversificação das tarefas e a máxima liberdade possível, de tal maneira que a criança aprendia por si mesmo e seguindo o ritmo de suas próprias descobertas.

O método consistia em desenvolver a autonomia da criança, que encontrava na “casa” o material indispensável para o exercício dos sentidos, os objetos apropriados a seus desejos e a suas proporções físicas, e a possibilidade de aplicar, com seu trabalho pessoal e segundo sua livre escolha, a solução de problemas práticos interessantes, perante o diverso material disponível.